10 dicas para desenvolver uma jornada de aprendizagem em treinamentos

Em matéria publicada pela VendaMais (edição referente aos meses de julho, agosto e setembro), a revista divulgou 10 dicas que podem ajudar a organizar e desenvolver uma jornada de trabalho promissora nos treinamentos online para vendedores

A diretora de treinamentos da VendaMais e responsável pelo conteúdo publicado, Karen Jardzwski, relata que é muito comum perguntarem se esse tipo de treinamento funciona para vendedores, e a resposta, segundo ela, é muito relativa. “Se deixarmos o participante sozinho, assistindo a uma apresentação com um milhão de slides, não funciona. Porém, se o material for bem estruturado e com ferramentas adequadas, garanto que funcionará!”.

Segundo comparação feita pela Corporate Visions – empresa internacional especializada em treinamentos comerciais -, a prospecção e a busca por novas oportunidades foi 23% maior entre os vendedores que fizeram treinamentos digitais e 46% superior ao índice registrado do que aqueles que não tiveram nenhum treinamento.

Confira as dicas a seguir:


1. Trate a reunião como um “Treinamento Digital”: mudar a nomenclatura ajuda a criar uma perspectiva diferente do que será trabalhado com a equipe participante.

2. Preocupe-se com a personalização do treinamento: entender a rotina, os desafios e os problemas da equipe tornará o treinamento mais assertivo. Utilize formulários, como o Google Forms, para coletar esses dados. Demonstrar interesse pela opinião dos participantes faz com que os mesmos se sintam ouvidos e representados.

3. Assegure-se de que o conteúdo do treinamento é específico: abordar os assuntos de maneira ampla e genérica é um erro bastante comum entre aqueles que promovem treinamentos. O segredo é fazer uma breve introdução sobre o assunto e se ater ao tema central do encontro. Quanto mais específico for o conteúdo, melhor será o aprendizado e  a análise do impacto do treinamento com a equipe.

4. Cuidado com a duração: ciclos mais curtos de treinamentos e conteúdos pontuais melhoram a jornada de aprendizagem. No ambiente digital, é preciso atenção ao tempo de duração, pois isso impacta diretamente no nível de atenção dos treinados, e, consequentemente, na eficiência do treinamento.

5. Ofereça conteúdos realmente relevantes: atualmente é possível encontrar milhares de conteúdos prontos em livros, sites ou revistas. Tome estes materiais como referência, mas dê preferência por conteúdos próprios (autorais), que se adequam à realidade dos participantes. Quanto mais relevantes forem as informações, mais disposto a aprender o convidado estará!

6. Conecte-se com os participantes: de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard, as pessoas necessitam de estímulos novos a cada 8-10 minutos. Neste sentido, é necessário interagir com os integrantes, dar exemplos colocando o ouvinte na situação criada ou até mesmo promover debates que conectem os participantes; isso é importante para fixar o conteúdo na memória das pessoas e ainda valorizar a experiência em grupo. Outras maneiras de promover a interação online: desafios, enquetes e pequenos testes.

7. Coloque o que foi ensinado em prática: estimule os participantes a aplique o que foi aprendido. Promova atividades com a equipe de seus clientes (vendedores etc), acompanhe as ações, incentive a troca de informações e promova desafios. Deixe a criatividade fluir!

8. Defina indicadores de avaliação: estabeleça parâmetros para avaliar se o treinamento aplicado foi efetivo; isso pode ser feito analisando o retorno dos vendedores após o encontro. Esta é uma boa forma de checar se o conteúdo foi absorvido e aplicado com sucesso na prática! Apresentou resultados melhores em relação aos treinamentos anteriores? Ótimo! Continuou estagnado? Talvez seja a hora de rever seus passos e analisar onde pode estar errando e o que pode ser melhorado.

9. Aposte na simplicidade: conhecer a realidade dos participantes é fundamental para definir a melhor forma de se aplicar o treinamento. Neste sentido, analise qual a plataforma mais adequada para o determinado grupo. Quanto mais prática e dinâmica for, melhores serão os resultados. Atualmente é possível utilizar ferramentas de conferência online (como Zoom, Google Meet ou Skype, por exemplo) ou até mesmo o WhatsApp, em algumas situações.

10. Acompanhe sua equipe durante todo o processo: seu envolvimento em todas as etapas do treinamento é fundamental para ajudar as pessoas a praticarem o que aprenderam e, consequentemente, obterem melhores resultados. Portanto, envolva-se em todo o processo; isso garante que toda a equipe se sinta motivada a melhorar seu desempenho!


Essas são algumas dicas que a revista Venda Mais considera
essenciais para manter uma boa rotina de treinamento,
obtendo ótimos resultados!