Saiba como usar corretamente o logo e outros pontos importantes para aplicação
A marca é a representação simbólica de uma empresa, que permite a sua identificação imediata quando aplicada em qualquer material. Logotipo, cores, tipografia e elementos gráficos, quando bem posicionados, fortalecem as marcas e as tornam de fácil reconhecimento do público.
Para padronizar a utilização desses elementos e ter uma imagem uniforme e coerente com parâmetros definidos, alguns passos devem sempre ser seguidos e observados. Para garantir o uso correto da marca Astra em qualquer material, principalmente em canais digitais e no PDV, consulte sempre o Manual da Marca (clique aqui e acesse o material).
Desenvolvido em 1957, para elaboração de um papel timbrado, a primeira versão do logotipo da Astra foi feita em método de tipografia, com as letras enquadradas em retângulos. O modelo acabou sendo aprimorado ao longo dos anos e ganhou novos traços, mas sempre manteve sua principal característica: os quadrados vermelhos, que lembravam tijolinhos de construção, servindo assim de referência para destacar o ramo de atuação da Astra.
Em 2016, o logo passou por uma significativa atualização. Mais próximas e robustas, as letras foram posicionadas dentro de um retângulo único, representando a multiespecialidade da empresa. Confira!
A seguir, estão listadas algumas informações importantes para aplicação e utilização correta do logo, seja por pessoas que já conhecem a marca ou por fornecedores e terceiros.
A fidelidade na reprodução das cores é algo de extrema importância. As tonalidades devem ser baseadas na escala Pantone®. Dependendo da peça a ser confeccionada e da sua natureza, deve ser feita uma análise por aproximação de cor.
Em caso de limitação quanto ao número de cores no processo de impressão ou gravação, existem versões monocromáticas do logo. Vale lembrar que a utilização dessas opções, com exceção dos casos citados anteriormente, só é permitida mediante autorização da empresa. Confira a referência:
A marca NÃO deve ser alterada, distorcida ou personalizada, seja nas suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado, você confere alguns exemplos que não
podem ocorrer. Verifique os usos incorretos e assegure-se de que a marca Astra nunca seja alterada!
IMPORTANTE: vale ressaltar que a rotação da marca só é feita em casos específicos, como nas caixas d’água das unidades da Astra e em expositores com placa lateral. Caso contrário, ela sempre será utilizada na sua formatação original, na horizontal. A marca só deve ser rotacionada com aprovação da empresa.
Outro cuidado fundamental é respeitar a chamada “Área de Proteção” do logo. Ela consiste em um espaço de tamanho pré-determinado, ao redor do logotipo, que não pode ser afetado por nenhum outro elemento visual ou texto. Trata-se de uma distância segura para não atrapalhar a boa visualização e leitura do logo.
O espaço mínimo recomendado é a medida de UM TERÇO DA ALTURA do logotipo Astra. Ou seja, para saber esse tamanho, meça a altura do logotipo e divida este valor por três. O resultado é igual à distância necessária para o arejamento da marca.
Além das versões citadas anteriormente, estão disponíveis os formatos para a linha premium da Astra (Astra Conceito) e a versão com as marcas do Grupo - Astra e Japi.
Essas e outras informações importantes estão disponíveis no Manual da Marca.
Qualquer dúvida, consulte o material ou entre em contato com a Comunicação (CMU)!