Confira dicas para desenvolver treinamentos próprios de forma mais eficaz

Investir tempo no desenvolvimento de capacitação de funcionários é um fator importante em todos os segmentos. Essa ação traz ganhos para que, futuramente, não seja preciso lidar com problemas de equipe mal treinada, por exemplo.

Antes de começar um treinamento é necessário dar atenção a alguns pontos específicos para o desenvolvimento eficaz do mesmo. Na edição Nº 284 da Revista Venda Mais, o conteúdo abordado traz um mapa de quatro aspectos que devem guiar a criação de um esquema de aprendizado. Eles são:

ENTENDER

Esse é o momento de identificar o estado atual da equipe e o resultado desejado. Ouvir o que precisa ser melhorado e coletar informações sobre o melhor horário, local e formato de aplicação. Nessa etapa, também é importante definir aspectos que precisam evoluir para que suas expectativas sejam atendidas.

DESENHAR

Agora é necessário definir o conteúdo em si, e a forma como será aplicado, usando as informações adquiridas na etapa anterior.   

É preciso levar em consideração que equipes diversas podem exigir um treinamento diverso, então, o desenvolvimento deve atender o máximo de necessidades possíveis. Atente-se para que a apresentação não fique maçante. Selecione tópicos e trate-os de maneira direta e sucinta, respeitando o conteúdo prévio dos ouvintes.          

Também é importante traçar estratégias para prospectar o público. Convites estimulantes e conteúdos de pré-treinamento são uma boa aposta.

COMPARTILHAR

Essa é a fase mais valorizada, porém, sem passar pelas anteriores, ela pode ficar fora de contexto e não atender a realidade da equipe.          

O tempo é algo valioso para vendedores, então, é importante fazer com que esse seja bem investido. Dar voz aos participantes, criar cases e simulações condizentes com sua realidade, é uma forma de manter a treinamento interativo e permitir a experimentação do conteúdo.

SUSTENTAR

Essa etapa conquiste-se no que vem depois do treinamento aplicado. Visando garantir que os objetivos sejam atendidos e que aconteçam melhoras de performance nos indicadores.

O papel do líder é fundamental nesse quesito. É preciso incluir a prática à rotina, acompanhar se os vendedores estão utilizando o conhecimento adquirido, e dar feedbacks periódicos sobre a aplicação usada.         

Reforço positivo e recompensas a quem praticar os métodos também são uma boa forma de demonstrar o monitoramento de performance.

Tenha esses quatro tópicos sempre em mente antes de construir um
treinamento com sua equipe e obtenha ótimos resultados!