Mesmo fora da sua área de atuação, o representante José Ricardo Perpétuo Pontes (Nomina Representações Ltda. ME), de Rio de Janeiro (RJ), decidiu apostar em um cliente potencial nada comum: uma indústria que atua no ramo petrolífero, mais especificamente uma plataforma de petróleo. Em reunião com a Ventura Petróleo S/A, José conseguiu negociar a venda do sistema PEX Monocamada, destinado para a reconfiguração do sistema de água dos retrofit. O pedido foi avaliado em quase R$ 80 mil em produtos.
Segundo o representante, “foi durante uma reunião com o atual cliente que surgiu a grande oportunidade de negociarmos o PEX da Astra”, relata. “A empresa já estava em busca de uma alternativa para substituir o antigo sistema de abastecimento”, conta. Durante a apresentação, os diferenciais do sistema favoreceram o fechamento do pedido, já que a companhia estava à procura de uma solução com baixo custo de manutenção e instalação, com o intuito de substituir as instalações de cobre e aço galvanizado – deterioradas por conta da maresia.
“Embora tenhamos levado quase três meses para liberar o pedido final, fizemos o orçamento e adaptamos o projeto para, enfim, batermos o martelo”, explica José. Em casos como este, o período citado garante que seja feita uma negociação minuciosa para que seja possível fechar um bom volume de produtos ao final e descartar problemas futuros, como erros no projeto, falta de produtos entre outros.
Apesar das dificuldades para realizar a entrega – a plataforma está instalada a 400 km de distância da costa -, os primeiros carregamentos começaram a ser feito com sucesso, por meio de barcos e helicóptero. Os números da negociação refletiram em um aumento expressivo no faturamento do representante. “Embora não seja uma negociação direta para construtoras, situações como esta nos desafiam a agregar os produtos técnicos em diferentes ramos, obtendo bons resultados”, finaliza José Ricardo.
Parabéns Ze Ricardo