Na história da Astra, diversos produtos deixaram grandes lembranças no portfólio da empresa. Isso porque, recorrentemente, diversos itens são lançados e, alguns, descontinuados – esses, em sua maioria, deixam um marco afetivo na vida de quem os conheceu no dia a dia (seja quem o comercializava na época ou pelos consumidores que adquiriram a peça).
Um exemplo foi o Girapotes, produto lançado pela Astra em outubro de 1991. Na época, a peça foi uma solução funcional, prática, que armazenava os alimentos em um mesmo local, ocupando menos espaço na cozinha.
A principal função da novidade era a possibilidade de armazenar alimentos secos, como farinhas, café, açúcar, arroz e outros. Nesta época, começavam a surgir novos itens voltados a facilitar o armazenamento de mantimentos na cozinha.
Fabricado em poliestireno, esse item possuía base giratória e cinco potes tampados, com capacidade para até 1,6 litros cada um. Foi lançado inicialmente em cores opacas: branco com base branca, caramelo com a base bege e bege com a base marrom.
Devido ao sucesso do produto na época, a base giratória passou a ser vendida avulsa, para ser utilizada de acordo com a criatividade das donas de casa. Além disso, novas cores foram lançadas posteriormente: transparente fumê e bronze.
O FIM DO GIRAPOTES
Com o passar do tempo, surgiram no mercado outros potes mais modernos, o que acabou inviabilizando a produção do Girapotes. Por conta disso, o produto foi cancelado em 2001.
BLOG ASTRA – “MINHA VÓ TINHA”
A história do Girapotes também foi contada no Blog da Astra. Com detalhes sobre cada item que fez história no portfólio da marca, a editoria “Minha Vó Tinha” apresenta textos sobre esse e outros itens.
Acesse e confira:
https://www.astra-sa.com/destaques/category/minha-vo-tinha/
Outras matérias
Astra se classifica como Master em Assentos Sanitários no Prêmio Anamaco
Confira todos os detalhes da Concrete Show 2022
Pesquisa elege Astra como empresa destaque de Jundiaí