5 dicas fáceis e infalíveis para aumentar as vendas no PDV em 2021

Você sabia que mais de 60% das decisões de compra acontecem diretamente no Ponto de Venda?  

Algumas medidas simples de organização, boa disposição de produtos e estratégias voltadas ao trade marketing e merchandising podem mudar até 83% das decisões dos consumidores na hora da compra.
Por isso, a organização nos PDVs é essencial, causando maior impacto visual e alavancando as vendas quando bem executada.

*Fonte: Nielsen Brasil

Confira 5 dicas simples e que podem te ajudar a vender mais:        

1. Organização física: mantenha os produtos expostos sempre limpos e com boa aparência.
O descuido com os produtos (seja empoeirados, com embalagem rasgada ou depreciada) causam uma má impressão no consumidor, podendo fazê-lo desistir da compra.

2. Psicologia do consumo: dê preferência para o uso do lado direito e centro das gôndolas para os produtos que mais vendem! Essa técnica comprova que, inconscientemente, os consumidores tendem a escolher e optar por produtos localizados do lado direito e no centro das exposições.

3. Cross merchandising (propaganda cruzada): relacione produtos que se complementam entre si em um mesmo ambiente!
A técnica possui objetivo de criar uma necessidade de compra inesperada ou por impulso no consumidor, podendo alavancar em até 3x mais o número de vendas.

4. Distribuição e localização dos produtos: organize o ponto de venda intuitivamente de maneira que, mesmo sem a sinalização da distribuição dos produtos, o consumidor saiba onde encontrar o que precisa com facilidade e clareza.

5. Evite a ruptura no PDV: produtos mal posicionados, escondidos e sem visibilidade adequada (seja nas gôndolas e em expositores) podem causar diversas sensações negativas no consumidor.
Essas características fazem com que haja desistência da compra pela falta de visualização clara e acessível. O ideal é expor os produtos sempre à frente das prateleiras, dando a sensação de variedade e maior opção de escolha.