Introdução do assento Talento substitui modelo da concorrência

Através da introdução do modelo de assento Talento (TTO/PP) na rede Sodimac, o representante José Roberto Rosalém (Rosalém Representações Ltda.), de São Paulo (SP), com o auxílio da equipe de promotoras, conquistaram diversos resultados positivos nas mais de 50 lojas da rede, como a constante evolução de vendas através de ações no PDV e a substituição do produto da concorrência pelo da Astra.

Com a negociação iniciada há aproximadamente um ano e meio, Rosalém viu a oportunidade de apostar neste item, a partir da solicitação da própria rede. A negociação foi iniciada, assim como os trabalhos de pré-introdução. Treinamentos com promotoras e a mudança de exposição foram os principais fatores para o representante acumular 35 mil peças vendidas no final de 2019.

“Nós sempre reunimos a equipe antes de ações como essa. Mostramos os diferenciais do produto, comparamos com a concorrência, e também explicamos qual a forma ideal de exposição deste produto para as promotoras, pois assim elas sempre estarão prontas para a venda do produto”, afirma. Cada promotora recebeu um treinamento sobre o que era preciso fazer para alcançar o objetivo da ação, focando principalmente na exposição do cliente. “Não podemos apenas colocar o produto na prateleira e deixar que a venda ocorra sozinha. Sim, ela vai acontecer, mas de um modo muito mais devagar. Devemos trabalhar as possibilidades de exposição massivamente”, relata. Com o aumento das vendas, o modelo da Astra foi ganhando mais espaço e sendo distribuído em ilhas e pontas de gôndolas.

Rosalém comenta que após a decisão de introdução leva um tempo até o produto chegar à loja. É nesse período que deve ser colocado em prática o trabalho com as promotoras, para já começar bem as vendas no primeiro dia. Desde 2018 até final de 2019, o representante obteve um crescimento substancial em 50 lojas da rede. “Embora o item tenha um valor agregado baixo, o alto giro do produto atrelado ao grande volume acaba gerando bons resultados”, finaliza.